Muitos gestores pensam ter a tão sonhada “Vantagem Competitiva” por estarem aplicando as melhores práticas de mercado. Mas, de fato, a aplicação de boas práticas é apenas a obrigação de todos os empresários. As melhores práticas podem ser alcançadas por uma boa gestão, pela observação dos melhores concorrentes ou até mesmo pela aplicação do benchmarking (troca de informações entre empresas).
A “Vantagem Competitiva” é uma boa diferenciação, algo que os concorrentes não tem, mas que em algum momento irão alcançar. Apesar de ser um diferencial, em algum momento aparecerá um concorrente que fará igual ou melhor. A “Vantagem competitiva” em muitos casos é mantida por meio de patentes (ex: medicamentos), curva de aprendizado, altos investimentos, verba para pesquisa, estoque de conhecimento e etc.
O grande Akio Morita da Sony dizia que apesar das grandes inovações sempre aparecia algum concorrente fazendo igual ou melhor. Mas, enquanto teve a “Vantagem Competitiva” pôde operar com melhores margens, alta exposição da marca, além de grandes volumes de vendas. Por isso, para Porter a “Vantagem Competitiva” é efêmera, passageira e sustentável apenas no médio prazo.